Acupuntura

A acupuntura é um método terapêutico originado na Medicina Tradicional Chinesa que consiste na estimulação de pontos cutâneos específicos utilizando finas agulhas. 

A estimulação destes pontos tem a propriedade de regular o fluxo energético que, segundo a visão da Medicina Tradicional Chinesa, é responsável pela fisiologia do corpo humano. 

Os pontos de acupuntura, os trajetos dos canais que compõem a rede energética, os tipos de agulhas e as regras de punção foram estabelecidos pela primeira vez nos "Princípios de Medicina Interna do Imperador Amarelo" (Nei King), tratado de medicina compilado entre os séculos V e III a.C. na China. 

Na atualidade, a prática da acupuntura não está mais condicionada somente à utilização de agulhas, já que é possível estimular o ponto através de corrente elétrica, laser, vibração sonora, cor, esparadrapo e magneto.

Vale ressaltar que o tratamento sem a utilização de agulhas, apresenta a mesma eficácia que o tratamento com agulhas.

Técnicas utilizadas na Acupuntura


As seguintes técnicas podem ser aplicadas no tratamento com acupuntura:

Sem Agulhas:

Laser Acupuntura: Consiste na estimulação dos pontos de Acupuntura com o Laser de Baixa Intensidade, com baixo efeito térmico. O LASER (Light Amplification by Stimulated Emission Radiation) ou amplificação da luz através da emissão estimulada de radiação, possui um feixe de luz monocromático, coerente e polarizado. 

Moxabustão :  Técnica não invasiva que utiliza o calor gerado pela queima da erva Artemísia no tratamento de dores musculares, induzindo ao relaxamento , diminuição da rigidez muscular e provocando um aumento local da circulação sanguínea. A moxabustão também causa efeitos positivos no sistema imunológico.

Auriculoterapia: Técnica de usar pontos na pele da aurícula (ouvido externo) para diagnosticar e tratar dor e condições médicas do corpo. Também conhecida como Medicina Auricular, praticantes ao redor do mundo usam esta terapia para tratar dor, vícios e distúrbios internos com excelentes resultados.

Cromopuntura: é semelhante á Acupuntura, más ao invés de agulhas usamos feixes de luzes coloridos nos pontos.

Com Agulhas :

Acupuntura Sistemica: Trata-se da utilizacao de agulhas distribuidas nos pontos de acupuntura.

Eletro Acupuntura: tratamento que utiliza agulhas e estímulos elétricos nos pontos de acupuntura e pontos de dor.