top of page
  • Whatsapp
  • Facebook
  • Youtube
  • TikTok
  • Instagram

Sintomas da Menopausa

Foto do escritor: Cristiane BorgesCristiane Borges

Atualizado: 4 de jan. de 2023

Saiba como se livrar dos Sintomas indesejados da menopausa naturalmente, com Fitoterapia Tradicional Chinesa !




Segundo o site abcdasaude - https://www.abcdasaude.com.br/ginecologia-e-obstetricia/menopausa-e-climaterio, a menopausa é a última menstruação da mulher.

O climatério é a fase da vida em que ocorre a transição do período reprodutivo ou fértil para o não reprodutivo, devido à diminuição dos hormônios sexuais produzidos pelos ovários.

A insuficiência ovariana é secundária ao esgotamento dos folículos primordiais que constituem o patrimônio genético de cada mulher. A diminuição dos níveis hormonais é um fato que ocorre com todas as mulheres e se inicia ao redor dos 40 anos. Algumas mulheres podem apresentar um quadro mais acentuado de sinais e sintomas, porém todas chegarão à menopausa.

A idade média das mulheres na menopausa é de 51 anos, podendo variar de 48 a 55 anos. Quando ocorre nas mulheres com menos de 40 anos é chamada de menopausa prematura.

A diminuição ou a falta dos hormônios sexuais femininos podem afetar vários locais do organismo e determinam sinais e sintomas conhecidos pelo nome de síndrome climatérica ou menopausa.

Os sintomas mais frequentes são:

Fogachos ou ondas de calor, que causam uma vermelhidão súbita sobre a face e o tronco, acompanhados por uma sensação intensa de calor no corpo e por transpiração. Podem aparecer a qualquer hora e muitas vezes são tão desagradáveis que chegam a interferir nas atividades do dia a dia.

Alterações urogenitais causadas pela falta de estrogênio que levam a atrofia do epitélio vaginal, tornando o tecido frágil a ponto de sangrar. Na vagina, a atrofia causa o estreitamento e encurtamento, perda de elasticidade e diminuição das secreções, ocasionando secura vaginal e desconforto durante a relação sexual (dispareunia). Modificações na flora vaginal facilitam o aparecimento de uma flora inespecífica que predispõe a vaginites. Outros efeitos indesejáveis ocorrem no nível da uretra e da bexiga, causando dificuldade de esvaziamento da mesma, perda involuntária de urina, ocasionando a chamada síndrome uretral, caracterizada por episódios recorrentes de aumento da frequência e ardência urinária, além da sensação de micção iminente.

Sintomas emocionais, tais como ansiedade, depressão, fadiga, irritabilidade, perda de memória e insônia devido às alterações hormonais que afetam a química cerebral.

Modificação da sexualidade com diminuição do desejo sexual (libido), que pode estar alterado por vários motivos, entre eles, a menor lubrificação vaginal.

Aumento do risco cardiovascular pela diminuição dos níveis de estrogênio. O estrogênio protege o coração e os vasos sanguíneos contra problemas, evitando a formação de trombos que obstruem os vasos e mantendo os níveis do bom colesterol.

Osteoporose, que é a diminuição da quantidade de massa óssea, tornando os ossos frágeis e mais propensos às fraturas, principalmente no nível da coluna vertebral, fêmur, quadril e punho. Embora algumas mulheres possam não apresentar nenhum sintoma, alguma manifestação silenciosa da deficiência hormonal pode estar ocorrendo, como a perda de massa óssea que pode levar a osteoporose. É nos cinco primeiros anos após a menopausa que ocorre uma perda óssea mais rápida.


Como a Medicina Tradicional Chinesa trata os sintomas da Menopausa

"Nem todos os sintomas da menopausa tem a mesma origem".

Esses sintomas na Medicina Chinesa são caraterizados por síndromes como a deficiência de Yin ou diminuição de produção de líquidos corporais, excesso de Yang ou presença de calor no organismo, entre outros e, sua origem, varia de pessoa para pessoa. O diagnóstico preciso e individual é imprescindível para que o tratamento dos sintomas da menopausa possa ser realizado utilizando as técnicas de acupuntura e fitoterapia chinesa. As duas técnicas basicamente cuidarão do aumento da produção de líquidos corporais, do resfriamento do organismo e nutrição do sangue. O diagnóstico preciso e individual devera complementar os cuidados citados de acordo com as características individuais do organismo em questão. A quantidade de sessões de acupuntura necessárias dependerá da cronicidade dos sintomas. A seleção das plantas medicinais chinesas para tratamento com fitoterapia chinesa, também dependerá do diagnóstico preciso e individual do organismo em questão. No entanto, o número de sessões de acupuntura diminui consideravelmente quando as duas técnicas são utilizadas em conjunto, no tratamento dos sintomas da menopausa. Após o tratamento com medicina chinesa, o organismo deverá apresentar melhora significativa ou ausência dos sintomas. Porém, mesmo depois de equilibrado, é importante que a manutenção da produção de líquidos corporais, nutrição de sangue e outras síndromes comuns nos organismos a medida que a idade avança, mantenham-se equilibrados.


 
 
 

Comentarios


bottom of page